ERRATA no livro A Ética e suas Negações

No início do capítulo I. Paternidade e Abstenção, a editora Rocco cometeu um terrível erro: eles simplesmente suprimiram uma linha que prejudica totalmente a compreensão da primeira frase. A frase completa é a seguinte:



Durante toda a história da Filosofia, a Ética tem sido Ética do ser, o imperativo moral básico foi sempre ‘Deve-se viver’, e tudo o resto, uma justificativa desse imperativo.



Início


Aqui apresento a minha ideia de Filosofia e como eu vejo a situação atual da Filosofia na América Latina e no Brasil em particular. 

A minha filosofia inclui:

1. Filosofia da Linguagem e da Lógica
Críticas contra a lógica formal como instrumento de análise filosófica, investigações em lógica informal e semi-formal, construção de uma "lógica lexical" e apresentação de uma abordagem negativa da argumentação filosófica.



2. Ética
Critica das morais afirmativas; formulação e desenvolvimento de uma "ética negativa". Valor e desvalor da vida humana. Exigências éticas e inabilitação moral. O nascimento como problema ético e bioético. Abstenção de procriar como ato moral. 


3. Cinema e Filosofia
Relações entre filosofia e cinema: investigações sobre conceitos, imagens e logopatia; valor cognitivo das imagens, valor afetivo-sensível dos conceitos.


4. Pensar desde América Latina
Estudos filosófico-políticos acerca da hegemonia européia no ensino e a pesquisa em filosofia nos países latino-americanos. Crítica da filosofia institucional e seus mecanismos de exclusão de pensamentos. Descoberta e estudo do vasto acervo de pensamento latino-americano e elaboração de uma agenda de filosofia desde América Latina.  



Contato: kabra7@gmail.com

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls