ERRATA no livro A Ética e suas Negações

No início do capítulo I. Paternidade e Abstenção, a editora Rocco cometeu um terrível erro: eles simplesmente suprimiram uma linha que prejudica totalmente a compreensão da primeira frase. A frase completa é a seguinte:



Durante toda a história da Filosofia, a Ética tem sido Ética do ser, o imperativo moral básico foi sempre ‘Deve-se viver’, e tudo o resto, uma justificativa desse imperativo.



terça-feira, 17 de janeiro de 2023

“Brasília espectral e a escola inexistente de Júlio Cabrera” - Carlos Henrique

Caros,

Estou enviando a vocês em anexo um belo trabalho escrito por um estudante do professor Hilan Bensusan, Carlos Henrique. O trabalho leva por título “Brasília espectral e a escola inexistente de Júlio Cabrera”.

Ele foi escrito após a leitura de meu artigo “O projeto institucional da filosofia no Brasil e a inexistente Escola de Brasília”, publicado pela revista Sísifo,

O projeto institucional da filosofia no Brasil e a inexistente ..http://www.revistasisifo.com › 2018/11

que, por sua vez, faz alusão ao Manifesto da Escola de Brasília:

 
https://drive.google.com/file/d/0B8lRhEwzaxOlMnhOa2RNRDZaQ3M/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-cDCAdrRakVqvzIrE97OjzA

No artigo não interessam apenas as alusões a meu artigo e ao Manifesto quanto as considerações independentes e agudas do autor, sobre um problema muito mais amplo e preocupante, aquilo que Paulo Freire, com sua pontaria habitual, chamou certa vez de “cultura cartorial” brasileira. Isto vincula-se também com a minha resposta a Breno Bac, semanas atrás, neste grupo (“Uma revolução financiada pelo CNPq?”).
        
O artigo expõe o que significa dizer que a Escola de Brasília não existe. Quando o espaço da existência está ocupado pela filosofia institucional cartorial, a opção pela inexistência significa a recusa a existir dessa maneira. A inexistência não é uma opção pelo vazio ou pela quietude, mas pelo autoral excluído. Daí seu caráter "espectral", acentuado no artigo.

Agradeço ao Carlos Henrique pelo seu texto.

Abraços,

Julio Cabrera.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls