ERRATA no livro A Ética e suas Negações

No início do capítulo I. Paternidade e Abstenção, a editora Rocco cometeu um terrível erro: eles simplesmente suprimiram uma linha que prejudica totalmente a compreensão da primeira frase. A frase completa é a seguinte:



Durante toda a história da Filosofia, a Ética tem sido Ética do ser, o imperativo moral básico foi sempre ‘Deve-se viver’, e tudo o resto, uma justificativa desse imperativo.



domingo, 8 de janeiro de 2023

IDEAS SEMINALES (un Libro-Imagen)


A partir de 2019, com o auxílio técnico inestimável de Rafael Haruin Alves e Léo Pimentel, eu comecei a filmar uma série de 10 vídeos sobre a minha obra filosófica e literária. Denominei essa série de Livro-Imagem. O filme ficou pronto em 2022.

Trata-se, na verdade, de um único filme, de aproximadamente 12 horas de duração. No índice embaixo da tela estão os títulos dos capítulos, e a localização numérica de cada um deles. É possível desrespeitar a sequência e ir direto ao capítulo que interessa.

Interessados podem solicitar o Link Inbox, especificando o motivo de seu interesse no material.

O Índice do Livro-Imagem pode ser lido na página web de Julio Cabrera.

ÉTICA NEGATIVA, LÓGICA NEGATIVA, CINEMA LOGOPÁTICO E PENSAR INSURGENTE

(1) Ideias seminais (Breve percurso por livros mal lidos)

(2) Introdução a uma abordagem negativa da argumentação.

(3) Margens das Filosofias da Linguagem: da analítica da linguagem ao conflito de perspectivas.

(4) Mal-estar e Moralidade: do caráter reativo do valor da vida à imoralidade da procriação.

(5) O cinema pensa: da Logopatia aos conceitos-imagem.

(6) Pensando desde América Latina: seis artigos para a emancipação da filosofia.

(7) La Forma del Mundo. Una experiencia filosófica.

(8) Acerca de meu romance, “O Lógico e o Monstro”: filosofia em registro literário.

(9) A minha auto-biblio-filmografia: livros e filmes que me fizeram ser o que sou.

(10). A minha estranha aventura brasileira.

Todas as conferências estão faladas em espanhol (na verdade, em Cordobés, pelo forte sotaque provinciano).

O capítulo 1 é um resumo geral de toda minha obra, e poderá ser assistido por aqueles que não querem ver todos os vídeos em detalhe. Os capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 7 e 9 têm legendas em inglês. O capítulo 7 foi um filme aparte feito com Léo Pimentel, que depois eu decidi incorporar ao Livro-Imagem. Além das legendas em inglês, este vídeo tem também legendas em português.

As 3 conferências restantes são de interesse mais sul-americano, e não tem legendas, salvo o 8, que leva legendas em português. Para o público brasileiro, o último capítulo será de especial interesse, porque aí eu me posicionei a respeito da filosofia no Brasil e da minha inserção (ou falta de inserção) nela.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls